terça-feira, 30 de setembro de 2014

Central de Libras já está em funcionamento na SJCDH




A Bahia já conta com um equipamento para auxiliar a comunicação e oferecer mais dignidade às pessoas com deficiência auditiva atendidas nos órgãos públicos. Foi inaugurada, nesta quinta-feira (29), a Central de Intépretes de Libras, que já está funcionando na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Fruto de parceria dos governos do Estado e Federal, a ação faz parte do Programa Viver Sem Limites, iniciativa que pretende gerar mais oportunidades e inclusão social para pessoas com deficiência. A central conta com três intérpretes de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que atenderão através de canais como skype e faceboock, realizando agendamento para pessoas com deficiência auditiva que necessitem de atendimento em qualquer órgão público. ” Essa ação é fruto de um posicionamento político”, afirmou a Ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti. De acordo com a ministra, o serviço deve ser implantado também no interior e Jequié será a primeira cidade contemplada.

A Bahia possui aproximadamente 170 mil pessoas com deficiência severa, de acordo com dados do IBGE. Essas pessoas enfrentam diariamente dificuldade de comunicação quando demandam serviços na esfera pública ou privada. ” Esperamos atender a uma demanda de uma população que muitas vezes é invisível aos olhos da sociedade”, explicou o Secretário Almiro Sena.

O serviço possibilita que qualquer pessoa com deficiência visual possa solicitar, por exemplo, a presença de um intérprete quando for a uma consulta no hospital público ou delegacia. ” A iniciativa oferece mais dignidadee autonomia às pessoas com deficiência auditiva. A comunicação para essas pessoas é uma enorme barreira”, afirmou o Secretário Nacional dos Direitos da Pessoas com Deficiência, Antonio José Ferreira.

A solenidade também contou com a participação do Gerente Executivo do INSS em Salvador, Alberto Sacramento.



Zenira Rebouças
Secretaria Executiva
Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Bahia - COEDE
Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - SJCDH
(71)3115-8350 / 9987-5166
coede.sjcdh@sjcdh.ba.gov.br sitio:www.sjcdh.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua idéia e se desejar seu contato.