quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Centrais de Interpretação de LIBRAS



25/FEV/13 - SDH entrega Centrais de Interpretação de Libras para cerca de 25 estados

Data: 25/02/2013
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, e o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, participam do ato de entrega das Centrais de Interpretação de Libras (CIL) para 25 estados. O evento ocorre nesta terça-feira (26), às 9h, em Brasília.


O objetivo das centrais é garantir o atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação; facilitar/viabilizar seu acesso a serviços públicos e informações diversas e ampliar a comunicação e interação entre ouvintes e surdos.
As centrais serão entregues mediante assinatura de termo de doação entre a SDH e os gestores estaduais, destacando o compromisso de colocar o serviço em funcionamento em até 120 (cento e vinte) dias a contar da data de assinatura do referido termo. Cada cidade contemplada receberá um kit unitário para implantação das centrais, composto por mobiliário, equipamentos de uso interno e veículo para atendimento presencial.
O ideal é que a UF disponibilize em seu portal um ambiente próprio de conversação (semelhante aos serviços de atendimento ao cidadão/cliente – SAC) para os atendimentos virtuais realizados pelas Centrais deInterpretação da Libras – CIL, sendo possível, porém, que isso seja feito também via MSN ou redes sociais, mas com grau menor de sigilo/segurança e confiabilidade.
De acordo com o Censo 2010, existem no país aproximadamente dois milhões de pessoas com deficiência auditiva severa. A adesão ao convênio de fornecimento das centrais é facultativo aos estados. A Central deve estar vinculada à prefeitura, ministérios públicos estaduais, secretarias estaduais, ou ONG’s do segmento.


Ato de entrega das Centrais de Interpretação de Libras

Data: 26/02/2013

Local: Secretaria de Direitos Humanos, 10° andar, Sala Plenária

Horário: 9 horas


Precisamos saber agora onde vão ser instaladas essas centrais e como vão ser selecionados os profissionais que irão atuar nelas. Precisamos cobrar e contribuir para que elas realmente funcionem, a iniciativa parece ótima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua idéia e se desejar seu contato.