quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Nova Iguaçu promove seminário sobre educação e surdez

http://diariodemocratico.com.br/educacao/7/3727
Seg, 03 de Outubro de 2011 11:21 

Educação 

Cerca de 300 pessoas, entre professores de salas de recursos, pais, estudantes e profissionais da área de saúde e assistência participam nos próximos dias 5 e 6 de outubro do I Seminário sobre Educação e Surdez.
O encontro é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed), o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e o Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Napes) da Coordenadoria Metropolitna I. 
 O seminário, que acontece no campus Nova Iguaçu da Universidade Estácio de Sá, visa  melhorar a qualidade do ensino da pessoa com surdez, na perspectiva da inclusão. A rede municipal de ensino de Nova Iguaçu atende 33 estudantes com surdez, que utilizam as salas de recursos - espaços voltados para o atendimento especializado a alunos com necessidades educacionais especiais. Ao todo, existem 36 salas na rede, que também atendem alunos com baixa visão, cegos, autistas e diversos tipos de deficiências mentais e neurológicas. 
 Durante os dois dias de encontro, assuntos que envolvem o dia-a-dia das famílias e professores de estudantes surdos serão discutidos. As palestras serão ministradas por professores do INES, do Ministério da Educação. O tema de abertura será “Políticas públicas na área da surdez: perspectiva histórica, legislação e construção”, que abordará o histórico da cultura surda, a obrigatoriedade do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a construção destas políticas públicas para os surdos. 
Segundo Solange Vianna, da equipe de educação inclusiva da Semed, a participação dos pais é importante. “Queremos que os familiares das crianças surdas conheçam a importância do conhecimento da Libras, a partir do entendimento da educação dos surdos”, afirmou Solange. 
 Ainda no dia 5, acontece o painel “Formação de profissionais: em libras e nas dimensões clínica e social”, que é focado nas necessidades dos surdos, como o atendimento fonoaudiólogo e programas sociais. No dia 6, acontece a palestra “Ensino: dimensão linguística e estratégias de ensino”. 
O campus  Nova Iguaçu da Universidade Estácio de Sá fica localizada à Rua Oscar Soares (antiga Plínio Casado), 1.466 – Califórnia.http://diariodemocratico.com.br/educacao/7/3727

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua idéia e se desejar seu contato.