sexta-feira, 2 de setembro de 2011

População de Vitória da Conquista discute consolidação do Sistema Único da Assistência Social


Notícia Postada em 30/08/2011 as 17:53:16 hs

por: Secom - PMVC



Durante os dias 30 e 31 de agosto, quinhentas pessoas, entre usuários, trabalhadores e governo, se reúnem na 7ª edição da Conferência Municipal da Assistência Social


Entre os delegados eleitos nas pré-conferências da Assistência Social, integrantes das entidades e membros do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, todos participantes da VII Conferência Municipal da Assistência Social, estava Tainara Silva Portela. Moradora do bairro Nossa Senhora Aparecida, a jovem tem idade bem parecida com a instalação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), em nosso país.



Há menos de vinte anos, a área da assistência social no Brasil se reduzia a uma estrutura institucional centralizada no governo federal, constituída por um conjunto caótico e desorganizado de iniciativas. Era preciso mudar. Assim, foi desenvolvido um novo projeto, desta vez com a clara intenção e compromissos oficializados. “O SUAS é uma porta aberta na direção de uma proteção social distendida, sensível à pobreza e às amplas necessidades coletivas. Essa construção só pode ser possível e se qualifica na medida em que os atores responsáveis, trabalhadores e usuários se comprometem. Tenho clareza de que as conferências são espaços de deliberação e acompanhamento dessa política”, destaca Nádia Márcia Campos, secretária de Desenvolvimento Social do munícipio.



Assim, para abordar os avanços na consolidação do SUAS, Vitória da Conquista está sediando a VII Conferência. Iniciado hoje, 30, às 15:30h, com a participação cultural de Daniela Alves, cantora conquistense revelada no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil/PETI, e do Grupo Instrumental da Pastoral do Menor, o evento irá eleger seis delegados para a etapa estadual, prevista para ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2011, no Centro de Convenções da Bahia, na cidade de Salvador-BA. Em Salvador, o evento terá como tema central “Avançando na consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios”.



Para Luiz Fernando Pereira, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), o tema da conferência reflete a necessidade da valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, dos programas, dos projetos e dos benefícios. “É importante que os trabalhadores do SUAS, pessoas que estão em contato direto com os usuários, sejam valorizados no que fazem. O município precisa oferecer capacitação, salário condizente a cada função, bem como espaços dignos de trabalho”.



Além das atividades de hoje, como a aprovação do regimento interno e de falas pontuais dos representantes dos SUAS, entidades e usuários, a Conferência continuará amanhã, 31, quando a plenária será dividida em quatro grupos para elaborar propostas, a partir dos subtemas: estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas; reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; fortalecimento da participação e do controle social, e a centralidade do Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil.



Tainara, nossa jovem de idade parecida com o SUAS, se orgulha em ser participante de uma discussão estratégica para efetivação da política pública de assistência social como direito do cidadão e dever do Estado: “estou feliz em saber que posso contribuir com todos que, apesar das violências cotidianas, ainda sonham com uma cidade de todos”. Uma cidade também de Dona Zenilda Carvalho que, no auge dos seus 60 anos e futura assistente social pela UNIUBE, vê no SUAS uma política pública garantidora de direitos. “A vida, para mim, está apenas começando. Tenho sonhos, como qualquer menina. Quero ver o SUAS ganhando um lugar de prioridade, dentro da pauta social do governo. Está na hora de nos comprometermos, cada vez mais, com a dignidade da pessoa humana”.



Fotos: Emanuel Nem Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua idéia e se desejar seu contato.