sábado, 7 de agosto de 2010

Expressão Facial

A expressão facil é muito importante, porque expressa idéias. Juntamente com o olhar a expressão facial é o meio mais rico e importante, para expressarmos os nossos estados de ânimo e as nossas emoções, a expressão facial utiliza-se essencialmente para regular a interação, e para reforçar a nossa mensagem enviada junto do receptor.

A expressão facial é um dos meios de comunicação mais importantes nas relações interpessoais, quer para obtermos uma confirmação de expectativas, quer para uma afirmação de determinados estados de espírito. Por outro lado, a expressão facial serve para comunicar outros fatos que não são tão universais, e que dependem do contexto e do estado emocional da interação. Assim observamos que a expressão facial é utilizada para comunicar fatos como: expressar o nosso atual estado de ânimo, o nosso desgosto de ver alguém, a nossa atenção para com os outros, que estamos a brincar com a outra pessoa ou que estamos a ouvir (cabeça inclinada para o lado).

As expectativas e as previsões comportamentais que os indivíduos têm uns dos outros passam pelas mensagens emitidas pela expressividade facial. Esta expressão facial tem como função principal a expressão de emoções, mas foi também estudada como meio de expressão da personalidade, das atitudes com os outros, da atração sexual, do desejo de comunicar-se e do grau de expressividade durante a comunicação.

Em determinados contextos, as expressões faciais, como exemplo: ódio, desprezo, raiva, tristeza, preocupação, simpatia, compreensão, alegria, bem-estar, aceitação, pode ser fatal ou fundamental para determinar o desenrolar dos acontecimentos.

Isto posto, a expressão facial é muito importante, porém, sem exageros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua idéia e se desejar seu contato.