domingo, 1 de agosto de 2010

Algumas Siglas e Informações

ASL (American Sign Language). Nome dado à língua de sinais norte americana.


· BILINGUISMO

Falar duas línguas (tanto pode ser falar uma oral e outra sinalizada)

· Closed-caption

O Closed Captions - foi criada para permitir aos surdos e pessoas com dificuldades auditivas o acesso a programas, comerciais e filmes veiculados na televisão e em vídeo.


· CONADE - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Anexo II do Ministério da Justiça - bloco T - segundo andar - Brasília- DF CEP 70.064-900


· DATILOLOGIA -

Forma de soletrar palavras com as mãos, muito utilizada pelos surdos.

·GESTUNO

Assim como o Esperanto, o Gestuno é uma língua gestual universal. A palavra Gestuno vem do italiano.

· PIDGIN - Português Sinalizado

É a utilização de uma língua com a estrutura de outra. As línguas de sinais tem a sua própria estrutura. É incorreto fazer os sinais Libras seguindo a estrutura da língua portuguesa.

· WFD

WORD FEDERATION OFTHE DEAF - Organização internacional não governamental que representa 70 milhões de surdo.  WFD trabalha com a ONU, promovendo os direitos da pessoa surda de acordo com os princípios e objetivos da carta das Nações Unidas, a Declaracao Universal dos Direitos Humanos e outras recomendações da ONU. A maior pioridade da WFD é nos paises em desenvolvimento é o direito ao uso da LÍNGUA DE SINAIS; igualdade de oportunidade em todas as esferas da vida, incluindo acesso a educação e informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua idéia e se desejar seu contato.